Blog do Patrimônio


O POETA DA SAMARITANA

Na coluna Artes & Literatura do site Patrimoniodahumanidade.com, figura a biografia de um dos mais aplaudidos poetas maranhenses do início do século XX: Vespasiano Ramos.

A certa altura da matéria que lhe é dedicada, lê-se que: a referência biográfica que vale sem restrições à sua vida, porém, é a de ele ter sido um poeta em tempo integral. Tudo mais é especulação, matéria própria para controvérsia. Por exemplo: não se sabe ao certo sequer onde ele faleceu, nem precisamente quando - teria sido talvez no Amazonas, em 1915, ou em Porto Velho, ou ainda mesmo em São Luís, a 26 de dezembro de 1916.

O ilustre Dr. Viriato Moura - médico e membro da Academia de Letras de Rondônia – nos envia a seguinte informação, citando in verbis o artigo escrito pelo jornalista João Alfredo Mendonça, contemporâneo e amigo de Vespasiano Ramos que residia em Porto Velho, cidade na qual, depois de uma breve estadia, veio a falecer o poeta maranhense: “Nesse mesmo dia, contra sua vontade, levei-o para minha residência onde, a 26 de dezembro de 1916, às 2 horas da tarde (o atestado de óbito, lavrado no dia seguinte, informa que a morte se deu às 3 da tarde), repousando a cabeça em meus braços, exalou o último alento. Minha mulher foi quem lhe colocou uma vela na mão, à hora extrema”.

Dr. Viriato Moura conta que Vespasiano Ramos foi sepultado no Cemitério dos Inocentes, próximo ao centro comercial de Porto Velho, e acrescenta ainda que: “A despeito de ter passado apenas vinte e poucos dias aqui em Porto Velho (chegou nesta cidade no início de dezembro de 1916 e faleceu no dia 26 do mesmo mês e ano), esse poeta maranhense ainda é muito lembrado entre nós. O seu centenário de nascimento, em 1984, ensejou algumas comemorações patrocinadas pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia, FUNCER, tais como a republicação de seu único livro Cousa Alguma, palestras, debates etc.”

Vale lembrar: no próximo dia 13 de agosto, é assinalado o 129º ano do nascimento do poeta da Samaritana.



Escrito por Equipe Patrimônio às 17h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  Patrimoniodahumanidade.com
  Zeca Baleiro
  Flávia Bittencourt
  Rita Ribeiro
Votação
  Dê uma nota para meu blog